Mais 100 pessoas – físicas e jurídicas – que se destacaram em atividades e ações de defesa ambiental receberam diplomas de Guardiões do Meio Ambiente em Feira de Santana, concedidos pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. A solenidade de premiação, presidida pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na sexta edição, aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Na entrega dos títulos, o secretário de Meio Ambiente Antonio Carlos Coelho fez um breve balanço das ações desenvolvidas nos sete primeiros meses da Secretaria e assegurou que o órgão irá se empenhar muito mais no próximo ano na questão da preservação do meio ambiente. Em seguida,Coelho fez uma homenagem especial à Polícia Militar, principalmente no apoio ao combate à poluição sonora e visual no município. “Trata-se de uma corporação que nos ajudou bastante neste sentido
e vamos continuar a parceria no ano que vem”, agradeceu.
O prefeito Tarcízio Pimenta, que também recebeu diploma de Guardião do Meio Ambiente, ressaltou a importância da iniciativa com a finalidade de estimular a preservação do meio ambiente. “Vamos reforçar a estrutura da Secretaria de Meio Ambiente por entender que se trata de uma área que a preocupação sobre preservação é mundial e nós temos que fazer a nossa parte”, disse.
O evento foi aberto com um café da manhã à base de sucos e frutas. Logo após a formação da mesa,aconteceu a entrega dos títulos de Guardiões do Meio Ambiente. Entre os diplomados estavam professores, alunos, representantes de organizações não governamentais, empresas, órgãos públicos e também da imprensa.
Este ano estão envolvidas no programa 40 escolas da rede municipal, destacando-se duas pessoas em cada uma das unidades de ensino, além de mais três colégios da rede estadual. Ainda destaques para representantes do Instituto de Meio Ambiente (IMA), da Femsa, Divisão de Vigilância Epidemiológica, associações comunitárias do Viveiros e do Aviário e dois moradores dos bairros Baraúnas e Cidade Nova.
O coordenador do programa, Horácio Amorim, ressalta a importância da iniciativa visando estimular a preservação do meio ambiente. “A premiação é justamente para pessoas que mais se destacaram em atividades de educação ambiental. Temos bons exemplos, como moradores que zelam de canteiros verdes e também empresas da iniciativa privada que promovem plantio de árvores na cidade”, destacou.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos e Naturais, que tem por finalidade formular, coordenar executar a política de desenvolvimento ambiental do Município, em boa hora, instituiu o programa “Os Guardiões do Meio Ambiente: construindo uma cidade sustentável”.
Este programa se propõe a motivar as instituições de ensino e as entidades representativas da comunidade para, em parceria com o poder público, possibilitar a construção de uma mentalidade voltada para a preservação dos recursos naturais de Feira de Santana.
Relaciona alguns dos problemas ambientais existentes no Município, assim como apresenta algumas das providências já adotadas no sentido de mitigá-los. O projeto traz ainda todos os elementos essenciais com destaque ao cronograma de atividades para o Ano de 2009, quando se pretende fornecer as bases para a preparação dos projetos específicos da escola/comunidade ambiental de 2010.
Um comentário:
Meu nome é Rubia e gostaria muito de entrar em contato com a Profa. Nelma Virginia, fiz faculdade com ela nos anos 80 quando eu ainda morava em Feira de Santana. Agora moro em Osasco - SP e ficaria muito feliz em manter contato com ela.
Desde já agradeço
Rubia Elaine Morato dos Santos
rubiaelaine@terra.com.br / rubiaelaine@gmail.com
Postar um comentário