domingo, 10 de outubro de 2010

Querido Mestre

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante…
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora… Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

Parabéns pelo seu dia!!!!

Autor desconhecido

sábado, 9 de outubro de 2010

REPÓRTER MIRIM

Há 10 anos, o concurso Repórter Mirim vem estimulando crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, a apreciar o rádio como mecanismo de difusão de informação sócio-cultural.

Acontece no dia 12 de outubro (terça-feira) a premiação do Concurso Repórter Mirim 2010. Os vencedores serão divulgados ao vivo no Programa Acorda Cidade e a partir das 9h, a festa começa na área coberta do Feira Tênis Clube, em Feira de Santana.

Vamos torcer por nossos alunos que se inscreveram.

domingo, 19 de setembro de 2010

Avaliação de professores: Secretaria informa

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que cerca de 90% do total de mais de 20 mil inscritos no processo de Avaliação de Desempenho de Professores fizeram a prova neste domingo, dia 19 de setembro. As provas transcorreram normalmente em seis escolas na capital e mais 34 escolas do interior, em 31 municípios sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Na capital, no Pavilhão de Aulas da Federação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), as provas não puderam ser realizadas em função do tumulto gerado por um grupo de pessoas que não se inscreveram junto ao Cespe/Universidade de Brasília, instituição responsável pelo desenvolvimento e aplicação das provas. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lamenta o ocorrido e já acionou a Secretaria de Segurança Pública para apurar o fato e identificar os responsáveis.

A Secretaria tranquiliza os professores que realizaram prova neste domingo em todo o Estado, garantindo que o processo está validado. Informa ainda aos impossibilitados de fazer a prova no PAF da Ufba que vai realizar nova prova para os mesmos, em data a ser acordada com o Cespe.

Vale destacar que o processo de avaliação foi construído com a participação das representações dos professores e os classificados terão aumento salarial de 15%. A avaliação também vai gerar subsídios para a construção de políticas públicas para melhoria da qualidade da educação no Estado.


Notícias
Institucional
Publicado dom, 19/09/2010 - 17:01 por ascom3 no site http://www.educacao.ba.gov.br/node/1524

segunda-feira, 5 de julho de 2010

RESULTADO DO IDEB

PARABÉNS, PELO RESULTADO OBTIDO NO IDEB!
4ª série / 5º ano

ESC MUN COMENDADOR JONATHAS TELLES DE CARVALHO

Ideb Observado

2005 2.5

2007 3.1

2009 3.6

PRECISAMOS MELHORAR!
8ª série / 9º ano
Ideb Observado

2007 3.5

2009 3.2

Para consultar o Ideb de uma instituição de ensino acesse o endereço http://ideb.inep.gov.br/Site/

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Chuvas no Nordeste provocam adiamento da escolha das obras

Quinta-feira, 01 de julho de 2010 - 12:15

As chuvas que castigaram o Nordeste em junho levaram o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a prorrogar o prazo para a escolha, pelas escolas públicas, das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Agora, professores e diretores têm até o dia 8 para indicar os livros que serão usados nos próximos três anos pelos estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

Em função das chuvas, muitas escolas não receberam as senhas de acesso ao sistema de escolha, enviadas pelos Correios. “Em Alagoas, por exemplo, grande parte da correspondência com as senhas acabou molhada, o que inviabilizou o uso”, disse a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sonia Schwartz.

Com as novas senhas já encaminhadas, a extensão do prazo será suficiente para que os professores façam a indicação dos livros com os quais pretendem trabalhar de 2011 a 2013.

Até o momento, 44% das instituições de ensino fizeram a escolha. Os professores devem registrar a opção no Sistema de Controle de Material Didático (Simad), na página eletrônica do FNDE. Ali, também encontrarão orientações para o correto preenchimento dos dados.

Nesta edição do PNLD, serão beneficiados os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Eles receberão livros de português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira — inglês ou espanhol.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
fonte: http://www.fnde.gov.br/index.php/noticias-2010/1981-escolha-do-livro-didatico-e-prorrogada-devido-a-chuvas-no-nordeste

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Professores da Rede Municipal de Feira de Santana estão em greve pela valorização do magistério

Os professores da Rede Municipal de Feira de Santana-BA mais uma vez demonstraram sua força. Diante do discurso do executivo de que não poderia conceder reajuste necessário para reparar as perdas salariais históricas desta categoria e da impossibilidade de discussão ampla à respeito dos pontos deliberados no debate sobre a alteração da Lei 01/94, a categoria em Assembleia do dia 05/05 deliberou a partir do dia 10/05, entrar em Greve por tempo indeterminado.
A proposta oferecida pelo Executivo Municipal de 4% sobre o salário inicial de R$ 537,85 foi recebida como um ato de desrespeito ao esforço empenhado por muitos professores, muitas vezes custeando do seu próprio bolso os recursos materiais utilizados em suas aulas. Para além do reajuste, a insatisfação vem acompanhada de uma pauta amadurecida há doze meses, referentes à consolidação do Plano de Cargos e Salários.
Os principais pontos de negociação são os seguintes: Reajuste salarial e implantação do Plano de Carreira. Dentre os pontos do Plano considerados prioritários, estão: alteração de carga horária e mudanças de referências automáticas, discussão de reajuste na Função Gratificadas em educação para Diretores e Vices, criação do cargo de coordenador, auxílio alimentação, Incorporação das titulações de mestrado e doutorado e cursos de qualificação como titulação.
A campanha de mobilização e o cronograma do calendário de negociação serão discutidos na próxima segunda-feira, quando a categoria estará mobilizada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, dialogando com a comunidade e exigindo do governo municipal agilidade no encaminhamento das discussões e proposta. Essa luta é fundamental, histórica e necessária para a sobrevivência da categoria.
A solidariedade dos diversos setores da categoria é fundamental.
Valorização do Magistério: essa luta é da sociedade!


Feira de Santana, 05 de maio de 2010.

Fonte:GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)
"É preciso lutar... é possível vencer".

Mensagens do Dia das Mães

Você que me carregou no seu ventre por nove meses, sem se queixar.
Você que cuidou de mim sem se importar com o amanhã.

Você que reclama, fala... mas para o meu bem, sempre tem razão.
É ainda a peça fundamental do quebra-cabeça da minha vida.

É mamãe, você pode não saber o quanto eu te amo, deve ser porque não o expresso.
Mas, meu coração fica radiante quando chego em casa e encontro-a ao meu lado.
Mas, o mais importante é que o meu mundo não é nada se você não estiver nele.

Parabéns Pelo Seu Dia!!!

Olimpíada da Língua Portuguesa recebe inscrições a partir de 2 de março

Nove milhões de estudantes da educação básica pública devem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2010. O concurso será lançado na terça-feira, 2 de março, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Adesões de secretarias de educação e inscrições de professores poderão ser feitas até 14 de maio.

A expectativa do Ministério da Educação é alcançar 80 mil escolas e receber inscrições de 300 mil professores — para que os docentes se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. “A adesão da rede de ensino é pré-requisito para a inscrição do professor”, diz o coordenador-geral de tecnologia da educação da Secretaria de Educação Básica (SEB), Raymundo Filho. “Esperamos que todas as secretarias façam a adesão e abram espaço para que os professores se dediquem à olimpíada, paralelamente a suas atividades.”

Uma das novidades da segunda edição da olimpíada é a participação de estudantes matriculados no nono ano (ou oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica. As demais categorias permanecem como em 2008 — quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poema; sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião. O tema para todas as categorias é O lugar onde vivo.

Alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.

Aluno e professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.

Esta é a segunda edição da olimpíada, que ocorre a cada dois anos. A primeira, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Adesões de secretarias de educação e inscrições de professores poderão ser feitas on-line, a partir de terça-feira, 2 de março, na página eletrônica do Cenpec.

Maria Clara Machado

Matéria republicada com alterações.
Palavras-chave: língua portuguesa, olimpíada, adesão, inscrições

terça-feira, 13 de abril de 2010

Início de reforma em duas escolas

A Prefeitura de Feira de Santana retoma as obras de reforma de escolas da rede pública municipal, nesta quarta-feira (14), pela manhã. As intervenções resultam em ganhos na qualidade do ensino com a disponibilização de novos mobiliários e de equipamentos modernos, garantindo a inclusão digital e outros recursos que facilitam o aprendizado.
Situada no bairro Conceição, a Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho terá o início das obras autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, às 10 horas. O equipamento passará por manutenção geral, desde pintura interna e externa até reparo de telhado e instalações elétrica e hidráulica.
Além desses benefícios, a unidade escolar também recebe novo mobiliário para os alunos e professores. Os quadros negros também serão substituídos por quadros brancos, da mesma forma que os mimeógrafos são substituídos por reprodutores.
A unidade escolar já recebeu do Governo Municipal dois condensadores para captação de água do ar e uma lousa digital, que funciona como laboratório virtual. E já conta com um laboratório de informática, sendo que outro deverá entrar em funcionamento logo após a reforma do prédio.
A escola possui 1.220 alunos nos três turnos, inclusive com os que participam do Pró-Jovem. A diretora da escola, Neuman Ribeiro de Brito, explica que as intervenções na unidade escolar vão resultar em conquistas para toda a comunidade. “Estamos na expectativa de recuperarmos e reequiparmos o auditório e recuperarmos a quadra poliesportiva, que é utilizada inclusive pela comunidade”, ressaltou.
Já às 10h30, o prefeito Tarcízio Pimenta autoriza o início das obras de recuperação e modernização da Escola Municipal Antônio Elói da Costa, no bairro Baraúnas. O equipamento também passará por intervenções visando tornar-se mais atraente para os alunos. O prédio escolar passará por reforma geral, restauração de pintura, manutenção de telhado, revisão nas instalações elétrica e hidráulica, recuperação de piso, portas e janelas.

Fonte: Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Feira de Santana
13/04/2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

SAIU CERTIFICAÇÃO

Decreto relacionado a avaliação para vantagens dos Professores e Coordenadores.

DECRETO Nº 12.007 DE 15 DE MARÇO DE 2010


Regulamenta a promoção nos graus da carreira do Magistério Público do
Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e dá outras providências.

O VICE-GOVERNADOR, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR DO ESTADO DA
BAHIA, no uso de suas atribuições, e à vista do disposto nos arts. 8º e
9º da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008,

D E C R E T A

Art. 1º - Os professores e coordenadores pedagógicos integrantes do
quadro efetivo do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do
Estado da Bahia deverão submeter-se a processo de avaliação de
desempenho disciplinado neste Decreto, para efeito de promoção nos graus
da carreira.


Parágrafo único - O processo de avaliação será realizado anualmente sob
a coordenação da Secretaria da Educação, que observará as diretrizes
estabelecidas pelo Órgão Central de Recursos Humanos da Secretaria da
Administração, sendo constituído das seguintes etapas:

I - Avaliação Individual, constituída dos seguintes componentes:

a) Assiduidade;

b) Prova de Conhecimentos Específicos e Pedagógicos;

II - Avaliação Institucional, constituída dos seguintes componentes:

a) Indicadores Nacionais adotados pelo Ministério da Educação - MEC;

b) Avaliação de Desenvolvimento da Unidade Escolar adotada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Art. 2º - A promoção nos graus da carreira do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio ocorrerá de um grau para o imediatamente superior, dentro do mesmo padrão, condicionada à existência de vaga e à disponibilidade orçamentária.

Art. 3º - A promoção de que trata o art. 2º deste Decreto, ocorrerá mediante requerimento do interessado e após a comprovação de estar o servidor no efetivo exercício de atividades de regência de classe, coordenação pedagógica e direção de Unidade de Ensino, correspondentes às atribuições do cargo que ocupa e ao cumprimento dos requisitos previstos no art. 9º da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008.

§ 1º - Na hipótese de estar o servidor à disposição de municípios, em
decorrência da celebração de convênios, caberá ao servidor cedido requerer, junto ao Secretário da Educação, a participação no processo de avaliação, ficando a Secretaria Municipal responsável por fornecer a certidão comprobatória das atividades exercidas, assiduidade e avaliações correspondentes à instituição em que presta serviço.

§ 2º - Caberá ao servidor, no ato da inscrição no processo de Avaliação Individual, manifestar opção pela área de conhecimento, tendo como referência a área de atuação ou área de formação profissional, considerando o desempenho do respectivo cargo de que é titular.

§ 3º - Para o servidor com acumulação legal de 02 (dois) cargos de magistério, o disposto neste artigo será aplicado a cada um deles,isoladamente, devendo ser observada a avaliação das unidades de atuação do servidor e/ou avaliação individual por área do conhecimento de opção, no desempenho dos respectivos cargos, podendo ocorrer à promoção em ambos, simultaneamente.

§ 4º - O servidor que tenha exercício em mais de uma instituição de ensino, será avaliado em cada uma delas, ainda que possua um único vínculo.

§ 5º - O servidor com carga horária distribuída em mais de uma área de
conhecimento deverá ser avaliado na área para a qual fizer opção.

Art. 4º - A concessão da promoção de que trata este Decreto dar-se-á por ato do Secretário da Educação, sendo as vantagens decorrentes devidas a partir do mês de maio de cada ano.

Parágrafo único - Fica estabelecida a primeira quinzena do mês subseqüente à publicação do ato de concessão como prazo para recurso da promoção.

Art. 5º - A Avaliação Individual visa mensurar as habilidades metodológicas e pedagógicas necessárias ao desenvolvimento das atividades desempenhadas no exercício do cargo, a assiduidade necessária ao exercício funcional, bem como a permanente atualização do servidor quanto aos conhecimentos específicos aplicáveis à sua área de atuação.

§ 1º - Para efeito do processo de avaliação de desempenho disciplinado neste Decreto, considera-se assíduo o professor e coordenador pedagógico com freqüência regular, isto é, sem faltas injustificadas ao serviço.

§ 2º - A assiduidade será auferida mediante escala de pontos, cabendo à Secretaria da Educação estabelecer o ano, referência e critérios para o cômputo da pontuação em cada processo de avaliação.

Art. 6º - O processo de Avaliação Institucional consiste em analisar o desempenho da instituição de ensino em relação aos indicadores de permanência e desempenho dos alunos com base nos parâmetros nacionais,assim como em avaliar aspectos da unidade escolar em todas as suas dimensões, mediante a representação da Comunidade Escolar:

a) professores;

b) estudantes;

c) gestores;

d) servidores e funcionários;

e) pais.

Parágrafo único - Os exames de Avaliação Institucional compreendem testes desenvolvidos em conformidade com as especificações dos conteúdos e práticas necessários ao exercício da ocupação cuja estrutura, composição e quantidade variarão em função da natureza das atividades.

Art. 7º - O integrante do quadro permanente do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio que não for aprovado em qualquer das etapas da Avaliação poderá participar do processo avaliativo no ano subsequente.

Art. 8º - Para efeito da Avaliação Institucional, será considerada a unidade de lotação do servidor relativo ao ano imediatamente anterior ao processo de avaliação, observado o disposto no § 4º do art. 3º deste Decreto.

Art. 9º - Serão considerados para efeito de apuração do interstício previsto no art. 9º da Lei nº10.963/2008, os afastamentos por motivos de:

I - doação de sangue - por 01 (um) dia;

II - alistamento eleitoral - por 02 (dois) dias;

III - por 08 (oito) dias consecutivos, por motivo de:

a) casamento;

b) falecimento de cônjuge, companheiro, pais, padrasto ou madrasta, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos, desde que comprovados com atestado de óbito;

IV - até 15 (quinze) dias, por período de trânsito, compreendido como o tempo gasto pelo servidor que mudar de sede, contados da data do desligamento;

V - férias;

VI - participação em júri e em outros serviços obrigatórios por lei;

VII - abono de falta, a critério do chefe imediato do servidor, no máximo de 72 (setenta e dois) dias por qüinqüênio;

VIII - licença:

a) à gestante, à adotante e licença-paternidade;

b) para tratamento da própria saúde;

c) por motivo de acidente em serviço ou por doença profissional;

d) prêmio por assiduidade;

e) para o servidor-atleta.

Art. 10 - A contagem do interstício será suspensa na data do afastamento
do servidor por motivo de:

I - falta injustificada ao serviço;

II - suspensão disciplinar ou preventiva;

III - licença com perda de vencimento;

IV - readaptação em função estranha ao magistério;

V - colocação à disposição de qualquer órgão ou entidade da
Administração Pública direta ou indireta, federal ou estadual;

VI - atuação em órgão da estrutura da Secretaria da Educação, no
desempenho de atividades não correlatas às de magistério;

VII - exercício de cargo comissionado estranho à carreira do magistério;

VIII - licença para concorrer a mandato eletivo.

Parágrafo único - Nos casos de afastamento previstos neste artigo, a contagem do interstício será retomada na data em que o servidor
reassumir o exercício.

Art. 11 - Quando o número de candidatos à promoção for maior do que o número de vagas deverá ser procedida à classificação dos concorrentes, observada a seguinte ordem de prioridade:

I - média mais alta na Avaliação Individual;

II - média mais alta na Avaliação Institucional;

III - maior tempo do efetivo exercício do magistério estadual no serviço público;


IV - grau menos elevado na carreira do magistério.

Art. 12 - O servidor que esteja em estágio probatório não poderá
participar do processo de avaliação.

Art. 13 - No processo de avaliação de desempenho referente ao ano de 2010, o critério de assiduidade da Avaliação Individual não será componente de pontuação, e sim de desempate.

Art. 14 - No processo de avaliação de desempenho referente ao ano de 2010, na Avaliação Institucional será considerado o indicador de permanência e sucesso escolar, estabelecido por meio da verificação das taxas de aprovação, reprovação e abandono no ano de 2008.

Art. 15 - Anualmente, a Secretaria da Educação divulgará através de ato próprio, os critérios, requisitos e quantitativos de vagas disponíveis para a promoção na carreira, respeitados o limite de até 10% (dez por cento) do quadro existente do magistério, e a disponibilidade orçamentária.

Art. 16 - Os casos omissos relativos à matéria disciplinada neste Decreto serão resolvidos pela Secretaria da Educação.

Art. 17 - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 15 de março de 2010.

EDMUNDO PEREIRA SANTOS
Governador, em exercício

Eva Maria Cella Dal Chiavon

Secretária da Casa Civil
Osvaldo Barreto Filho

Secretário da Educação


Manoel Vitório da Silva Filho

Secretário da Administração

domingo, 7 de março de 2010

PARA VOCÊ QUE É UMA MULHER ESPECIAL!



Mensagem Dia das Mulheres

A Mulher ideal...
É aquela que é maravilhosa acima de tudo.
Que pode com um sorriso provocar amor e felicidade.

A Mulher ideal...
É aquela que é simples por natureza.
Que pode explanar com simples gestos toda a sua feminilidade e grandeza.

A Mulher ideal...
É aquela que sabe como ninguém entender os sinais do amado antevendo
lhe os movimentos estando sempre ao seu lado.

A Mulher ideal...
É aquela que não seja perfeita, pois somente Deus o é, mas que busque a
perfeição em todos os seus gestos.

A Mulher ideal...
É aquela que mostra a sua beleza todos os dias, como no primeiro encontro.
Fazendo dos momentos com o seu amado um eterno reencontro.

A Mulher ideal...
É aquela que mesmo com o passar dos anos, tenha sempre o sorriso de
menina, pois o enrugar da pele é ínfimo perante a alma feminina.

A Mulher ideal...
É aquela que se apresenta perante a sociedade como a mais formosa dama.
Mas quando na intimidade partilhe todos os segredos...

Enfim, a Mulher ideal...
É aquela que mesmo não sendo Deusa, sabe como ninguém trazer um
pedacinho do céu.

Autor Desconhecido
Fonte: http://www.declaracaodeamor.com/ler.php?id=487

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Adaptação da Fábula O patinho Feio: “As aventuras do patinho feio em: Somos todos iguais”.

APRESENTAÇÃO:
Tema: A inclusão Social: diferença não é pobreza; diferença é riqueza.(música de fundo)...
Narrador:
Era uma vez uma jovem pata que, orgulhosa, chocava sua primeira ninhada.Passado algum tempo, os ovos começaram a se quebrar.De todos nasceram lindos patinhos. Porém, restava apenas um ovo, e a mamãe continuou a chocá- lo com muito carinho. Quando este finalmente se partiu, saiu dele um patinho cinzento, feio e desengonçado. A mamãe pata achou estranho mas amou-o da mesma forma que seus irmãos.No dia seguinte, Dona pata chamou:
Dona pata:---- Venham, vamos passear pela fazenda.
Narrador: E lá seguiu ela toda orgulhosa.
Narrador: Passaram por Totó, o cachorro da fazenda, que foi logo dizendo:
Cachorro: --- Que lindos patinhos, pena que este último seja tão desengonçado.
Narrador: Todos os animais da fazenda zombavam do patinho, e o apelidaram de patinho feio. A mamãe pata achou que poderia ter algo errado com o patinho e resolveu levá-los para nadarem no lago. O patinho feio nadou tão bem quanto seus irmãos, e a mamãe pata ficou aliviada.
Dona pata: Ele é diferente, mas é meu filho e também o amo.
Narrador: Quanto mais o tempo passava, mas diferente o patinho ficava. Os animais da fazenda o maltratavam.Os seus irmãos o evitavam nas brincadeiras.
Irmãos: Não queremos brincar com você, você é diferente de nós.
Patinho: Ninguém gosta de mim, o que tenho de errado?
Narrador: Muito magoado com toda essa situação o patinho resolveu fugir. Foi caminhando sem rumo pela floresta, e encontrou alguns patos selvagens, mas eles também zombaram dele:
Patos selvagens: Olhem, lá gente, que patinho feio!
Narrador: Muito triste, percebeu que ali também não podia morar, e seguiu o caminho. Para piorar, começou o inverno. (soltar algodão pinicado para simbolizar em um monte de lenha no quintal.
Patinho: Oba! Finalmente achei um lugar para ficar.
Narrador: No dia seguinte,foi encontrado pela dona da casa:
Dona da casa: Pobrezinho, você deve estar com muito frio. Venha comigo, irei aquecê-lo.Ela o levou para dentro de casa, e o patinho achou que havia encontrado um lar. Infelizmente o gato de estimação daquela casa era muito malvado e logo tratou de mandar o patinho embora.
Gato: Vá embora, aqui não tem lugar para você.
Patinho: Porque não posso ficar? Poderei ser seu amigo.
Gato: Não quero um amigo feio igual a você. Aqui só tem lugar para mim.
Narrador: Ele continuou sue caminho. A primavera chegou, (soltar folhas secas) o patinho resolveu procurar um lago para nadar. Encontrou um que estava cheio de lindos cisnes, e pensou:
Patinho: Como gostaria de ser lindo assim!
Cisnes: Venha nadar conosco, amigo!
Narrador: Convidou um dos cisnes. Nisso, o patinho entrou na água e viu o seu reflexo espelhado nela.
Patinho: Noooossa! Este sou eu mesmo?
Narrador: O patinho, que antes era tão feio, havia se transformado em um lindo cisne. E de agora em diante,teria uma família e amigos de verdade.
Patinho: Ah, como é bom saber que não estou sozinho, sou uma parte de uma imensa vida!
FINAL:
(todos os personagens se abraçam formando um círculo).
Moral da história (criança falando):
“Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza;
temos o direito a sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza”.

Fonte: portaldasletrass.blogspot.com/2009/12/adaptac...

Volta às Aulas


Gostou do recado? Clique aqui!