quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FILHOS SÃO COMO NAVIOS


Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.Assim são os FILHOS.Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um:A CAPACIDADE DE SER FELIZ.Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.Os pais não devem seguir os passos dos filhos. e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que“QUEM AMA EDUCA”.“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”(Içami Tiba)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Feriados 2009 - Brasil01/01/09

01/01/09 quinta-feira Confraternização Universal
23/02/09 segunda-feira Carnaval
24/02/09 terça-feira Carnaval
10/04/09 sexta-feira Paixão de Cristo
21/04/09 terça-feira Tiradentes
01/05/09 sexta-feira Dia do Trabalho
11/06/09 quinta-feira Corpus Christi
07/09/09 segunda-feira Independência do Brasil
12/10/09 segunda-feira Nossa Sra. Aparecida
02/11/09 segunda-feira Finados
15/11/09 domingo Proclamação da República
20/11/09 sexta-feira Zumbi/Consciência Negra
25/12/09 sexta-feira Natal

Educação em tempo integral é prioridade

Quatro grandes premissas na área de Educação foram anunciadas como prioridades pelo prefeito Tarcízio Pimenta: o acesso à escola pública, a permanência e o sucesso da criança e do adolescente que freqüentam a sala de aula, garantidos a partir de todas as condições necessárias, e por fim, a educação em tempo integral.
Essas prioridades foram destacadas pela secretária municipal da Educação, Anaci Bispo Paim, durante a solenidade que marcou a transmissão de cargo, na Biblioteca Municipal Arnold Silva. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elças o prefeito, bem como gestores de universidades públicas e privadas, diretores de escolas e professores integrantes das redes municipal e estadual.
Anaci Paim também anunciou a ampliação do Ensino Fundamental de 9 anos na Rede Municipal de Ensino, até o ano de 2010. Atualmente, 70 das 212 escolas oferecem o acesso à criança desde o 1º até o 9º ano (com a implementação do novo Ensino Fundamental, as séries passam a ser assim denominadas). Neste caso, a criança ingressa na escola com 6 anos.
O prefeito Tarcízio Pimenta salientou que a melhoria da educação pública vai ser prioridade em seu governo.
“Tenho muito a agradecer à escola pública porque foi ela quem me preparou. Tudo o que sou hoje devo à escola pública e, por isso, queremos investir ainda mais para garantir todas as condições de sucesso às crianças e adolescentes de Feira de Santana que estudam na Rede Municipal”, destacou.
A ex-reitora da UEFS e ex-secretária estadual de Educação, Anaci Paim, recebeu das mãos da ex-secretária municipal, Ana Rita de Almeida Neves, o Memorial da Gestão da Educação Municipal 2004-2008. O documento apresenta em linhas gerais tudo o que feito na Secretaria Municipal da Educação na última gestão e traz também algumas sugestões prioritárias para continuidade e ampliação do trabalho.
Bastante elogiada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e também pela nova secretária, que agradeceram sua contribuição ao município, Ana Rita de Almeida Neves entregou às novas autoridades um bottom com a inscrição “A escola pública pode e dar certo”.
“Aprendi que a educação é sempre ato solidário, portanto, de todos; e é com esta convicção que quero laureá-los entregando simbolicamente este bottom e desejando-lhes boa sorte nesta nova jornada”, afirmou.
“A nossa missão a partir de hoje é trabalhar para garantir os melhores indicadores da educação para o nosso município, em consonância com os preceitos nacionais e internacionais”, destacou a secretária Anaci Paim.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social secom@pmfs.ba.gov.br 05/01/2008