A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana está alertando os consumidores contra um novo tipo de golpe que está sendo aplicado no mercado, através de celulares. Desta vez, os golpistas se aproveitam da boa fé de pessoas desavisadas que se empolgam facilmente com falsos “torpedos premiados” anunciando prêmios diversos. Em muitos dos casos, a pessoa “premiada” no golpe recebe uma mensagem informando ter sido contemplada com um carro, televisão ou qualquer outro produto que literalmente encha seus olhos. “Quem receber esta mensagem, não pense que é seu dia de sorte. Tenha muito cuidado antes de comemorar, pois este é mais um tipo de golpe para extorquir créditos de celulares pré-pagos”, alerta a diretora do Procon, Adriana Estela. Ao aplicar o golpe, os criminosos enviam um SMS em nome de empresas famosas, inventam promoções e anunciam que a pessoa recebeu um grande prêmio. No entanto, para recebê-lo, a vítima precisa retornar a ligação para um número que consta na mensagem. Ao ligar, a pessoa pode ter o número do seu telefone clonado, ser extorquida ou ainda ser vítima de outros crimes. Atualmente é comum interagir com o consumidor através de ações promocionais pelo celular, mas esse tipo de campanha só é idôneo quando o consumidor está ciente que concorre a um determinado prêmio. É preciso entender que não há premiação sem que o escolhido tenha se inscrito ou ligado para participar. Além disso, essas campanhas são divulgadas pela mídia e a qualquer momento o consumidor pode verificar o regulamento. “Portanto, fique alerta e, na dúvida, entre em contato com a operadora e a empresa que oferece o prêmio, via canais formais, como, por exemplo, telefones de atendimento a clientes publicados nos sites corporativos”, explica Adriana Estela. Vítimas dos golpistas, empresas como a TIM, OI, Nestlé e SBT, alertam seus clientes e espectadores que suas promoções são amplamente divulgadas e que não existem a compra de cartões pré-pagos. Dúvidas sobre premiações dever ser sanadas em canais de atendimento ao consumidor, pelo telefone e/ou pela internet. Dicas importantes: Para se prevenir contra golpes corriqueiros, o Procon orienta os feirenses a adotarem algumas medidas. Dentre elas evitar atender números que não conhece, principalmente de outras localidades e a cobrar. Outra medida é jamais fornecer dados pessoais por telefone, como número de carteira de identidade, CPF, números de contas e cartões de crédito. Outras dicas importantes são para que a pessoa, caso seja convidada a participar de alguma campanha ou disserem que você ganhou algum prêmio, ligue para sua operadora e para a empresa que está oferecendo o referido prêmio e confirme a informação antes de passar qualquer dado. Vá até uma delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) e, ainda, avise a todas as pessoas que moram ou trabalham com você para que não dêem seus números de telefone ou dados pessoais para ninguém sem sua autorização. (Ronaldo Belo).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social <secom@pmfs.ba.gov.br> ter, 9/12/08,
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