segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2011

Diversidade sim, desigualdade não!
Cultura e pluralidade cultural e Cidadania. 367 alunos participantes.
Participaram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Houve participação de direção, coordenação, professores, pais, funcionários e comunidade.
Como surgiu a ideia?
O Projeto “Diversidade SIM, Desigualdade Não”, surgiu do desejo dos Professores do Ensino Fundamental – II, nas Acs (Atividades complementares), em trabalhar conteúdos voltados para as mais diversas áreas do conhecimento, com os temas transversais, enfocando a diversidade como temática principal, em oposição às desigualdades sociais, já que acreditamos que é no espaço escolar que podemos minimizar tais efeitos, dentro da sociedade. A inclusão, o respeito ao outro, o trabalho em equipe, a afetividade, amizade, o dizer não ao bulling, entre outros, são atitudes indispensáveis para o combate ao preconceito. Assim, é preciso saber respeitar as pessoas, respeitar as diferenças e acima de tudo saber conviver com as singularidades dos sujeitos. O mundo, as pessoas, se constitui com as diferenças e não com as igualdades, e é essa diversidade que torna o mundo atraente, que nos tornam atraentes, enquanto seres humanos, plurais. Diante disso, reiteramos o interesse por trabalhar esse projeto, e o desejo de fomentar a valorização e a reflexão acerca das características étnicas e culturais dos alunos e ao mesmo tempo oferecer-lhes a possibilidade de conhecer e conviver com o outro, e que, esse outro é sujeito de direitos.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
A nossa oficina de abertura teve como título o nome do nosso projeto e ela foi iniciada pedindo aos alunos que enchessem a bola, pensando nos problemas que encontram no seu dia a dia. Em seguida distribuímos um questionário para colher o conhecimento que eles tinham sobre o assunto e sua compreensão. Recolhemos os dados para análise posterior. Trabalhamos com vídeo e o livro "Diversidade", de Tatiana Belinky, fundamentando a discussão.Foi feita também a avaliação do encontro através de fichas. Nelas os alunos registraram carinhas colocando o seu nível de satisfação. A partir dessa sensibilização, aplicamos as oficinas sub-temáticas a partir dos pontos encontrados nas avaliações, adequando as demais oficinas que já tinham sido planejadas pelos professores.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?
Tivemos uma redução considerável dos conflitos em nosso espaço escolar, diminuição das ocorrências nos casos de bulling, entre outros.
Quais as ações desenvolvidas que podem melhorar o IDEB da escola e como elas acontecem?
Acreditamos que contribuirá, pois incentivamos o protagonismo juvenil, a autonomia, a autoestima, o respeito, a solidariedade, a afetividade, o trabalho em grupo, o respeito às crenças, a opção sexual, a higiene,o cuidado com o corpo, a busca pelo seu projeto de vida e a aproximação com os mais variados conteúdos dos currículo. Queremos também registrar que muitos dos nossos alunos, a partir das ações desse projeto, foram selecionados em concursos de redação, jornalísticos e também tornaram-se monitores das oficinas juntamente com os professores.

Responsável pelo projeto:
Nome: Massia Katiane Mota Aragão

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nomeação de professores

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, celebrado em todo o País no dia 15 de outubro, a Secre¬taria da Educação do Estado da Bahia anuncia a nomeação de 1.559 pro¬fessores aprovados no mais recente concurso para docente do Estado. Esse é o primeiro grupo de um total de 3.200 docentes que serão nomeados até o início do ano letivo de 2012.
Parabenizo todos os professores das escolas baianas, incluindo os novos companheiros concursados, que vem reforçar o time dos 40 mil professores da rede estadual. Mais do que dar os parabéns, eu faço questão de reafirmar que o professor é uma categoria fundamental para a educação. É evidente que o foco é o estudante, mas sem professor não há educação. Eu quero me congratular especialmente com cada professor que está se mobilizando para melhorar a qualidade da Educação. Afinal, nós da Secretaria da Educação, nós professores, temos a missão de garantir aos nossos jovens, adultos e crianças o direito de aprender. O direito de aprender é um direito que se insere entre os direitos fundamentais do homem, da criança, do adolescente e nós temos que assegurar esse direito. E para que esse direito se concretize, tem que ser um direito com grande qualidade. Eu tenho certeza de que, neste momento em que renovamos os nossos votos, nesse dia de homenagem aos professores, reafirmamos a nossa luta pela busca da melhoria da qualidade da educação em nosso estado, pela qualidade do ensino em cada uma das nossas escolas. Mais uma vez, parabenizo todos e todas pelo Dia do Professor e desejo muito sucesso nessa jornada de trabalho.

Fonte :Ano II - N° 91 - Jornal Mural - Secretaria da Educação do Estado da Bahia | de 10 a 14 de outubro de 2011. Assessoria de Comunicação
e-mail: nossaescola@educacao.ba.gov.br