sexta-feira, 7 de maio de 2010

Professores da Rede Municipal de Feira de Santana estão em greve pela valorização do magistério

Os professores da Rede Municipal de Feira de Santana-BA mais uma vez demonstraram sua força. Diante do discurso do executivo de que não poderia conceder reajuste necessário para reparar as perdas salariais históricas desta categoria e da impossibilidade de discussão ampla à respeito dos pontos deliberados no debate sobre a alteração da Lei 01/94, a categoria em Assembleia do dia 05/05 deliberou a partir do dia 10/05, entrar em Greve por tempo indeterminado.
A proposta oferecida pelo Executivo Municipal de 4% sobre o salário inicial de R$ 537,85 foi recebida como um ato de desrespeito ao esforço empenhado por muitos professores, muitas vezes custeando do seu próprio bolso os recursos materiais utilizados em suas aulas. Para além do reajuste, a insatisfação vem acompanhada de uma pauta amadurecida há doze meses, referentes à consolidação do Plano de Cargos e Salários.
Os principais pontos de negociação são os seguintes: Reajuste salarial e implantação do Plano de Carreira. Dentre os pontos do Plano considerados prioritários, estão: alteração de carga horária e mudanças de referências automáticas, discussão de reajuste na Função Gratificadas em educação para Diretores e Vices, criação do cargo de coordenador, auxílio alimentação, Incorporação das titulações de mestrado e doutorado e cursos de qualificação como titulação.
A campanha de mobilização e o cronograma do calendário de negociação serão discutidos na próxima segunda-feira, quando a categoria estará mobilizada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, dialogando com a comunidade e exigindo do governo municipal agilidade no encaminhamento das discussões e proposta. Essa luta é fundamental, histórica e necessária para a sobrevivência da categoria.
A solidariedade dos diversos setores da categoria é fundamental.
Valorização do Magistério: essa luta é da sociedade!


Feira de Santana, 05 de maio de 2010.

Fonte:GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)
"É preciso lutar... é possível vencer".

Mensagens do Dia das Mães

Você que me carregou no seu ventre por nove meses, sem se queixar.
Você que cuidou de mim sem se importar com o amanhã.

Você que reclama, fala... mas para o meu bem, sempre tem razão.
É ainda a peça fundamental do quebra-cabeça da minha vida.

É mamãe, você pode não saber o quanto eu te amo, deve ser porque não o expresso.
Mas, meu coração fica radiante quando chego em casa e encontro-a ao meu lado.
Mas, o mais importante é que o meu mundo não é nada se você não estiver nele.

Parabéns Pelo Seu Dia!!!

Olimpíada da Língua Portuguesa recebe inscrições a partir de 2 de março

Nove milhões de estudantes da educação básica pública devem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2010. O concurso será lançado na terça-feira, 2 de março, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Adesões de secretarias de educação e inscrições de professores poderão ser feitas até 14 de maio.

A expectativa do Ministério da Educação é alcançar 80 mil escolas e receber inscrições de 300 mil professores — para que os docentes se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. “A adesão da rede de ensino é pré-requisito para a inscrição do professor”, diz o coordenador-geral de tecnologia da educação da Secretaria de Educação Básica (SEB), Raymundo Filho. “Esperamos que todas as secretarias façam a adesão e abram espaço para que os professores se dediquem à olimpíada, paralelamente a suas atividades.”

Uma das novidades da segunda edição da olimpíada é a participação de estudantes matriculados no nono ano (ou oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica. As demais categorias permanecem como em 2008 — quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poema; sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião. O tema para todas as categorias é O lugar onde vivo.

Alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.

Aluno e professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.

Esta é a segunda edição da olimpíada, que ocorre a cada dois anos. A primeira, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Adesões de secretarias de educação e inscrições de professores poderão ser feitas on-line, a partir de terça-feira, 2 de março, na página eletrônica do Cenpec.

Maria Clara Machado

Matéria republicada com alterações.
Palavras-chave: língua portuguesa, olimpíada, adesão, inscrições