terça-feira, 8 de dezembro de 2009

I MOSTRA LITERÁRIA

Agora é a vez do Ensino Fundamental I mostrar que realmente a nossa Escola é uma Escola Pública que faz a diferença.
Veja a programação:


I MOSTRA LITERÁRIA

08 e 09 de dezembro de 2009

Apresentação

Podemos abordar a importância da leitura e da literatura sob diversos aspectos, assim podemos dizer que ambos promovem o desenvolvimento cognitivo da criança, que constituem o eixo fundamental para aquisição da escrita e o aprimoramento da capacidade simbólica.
A leitura proporciona também às nossas crianças uma viagem pelo mundo mágico da imaginação, abre as cortinas para novas experiências.
Por essas e inúmeras outras razões, durante o ano letivo procuramos aguçar em nossas crianças o gosto e o prazer pela leitura.
Agora, com a realização da I Mostra Literária a nossa criança-leitora apresentará à comunidade a sua experiência e convivência com os mais diversos tipos de textos.

Programação

Dia 08/12/2009

16:00 h.: Abertura Oficial (Boas vindas e
Hino Nacional)
16:20 h.: Momento Cultural: Grupo de Dança Conexão JTC
16:40 h.: Apresentação de Cordel
Organizadora: Profª Elaci Ferreira de Paiva
Realização: Alunos 4ª série A matutino
16:50 h.: Apresentação da peça teatral: História de Natal
Orientadora: Profª Luciana Belmonte
Realização: Alunos da 4ª série A Vesp.
17:20 h.: Agradecimentos
17:25 h.: Encerramento


Dia 09/12/2009

MATUTINO

08:00 h.: Acolhida / Mensagem
08:20 h.: Contação de História.
09:00 h.: Apresentação dos Grupos :
10:00 h.: Visitação das Salas Temáticas

VESPERTINO

13:30 h.: Acolhida / Mensagem
13:50 h.: Contação de História.
14:30 h.: Apresentação dos Grupos :
15:30 h. : Visitação das Salas Temáticas

APRESENTAÇÕES EM SALA


Tema: “Nos trilhos da leitura”
1º Ano A Mat.: Orientadora: Profª Deujósia Costa Silva
1º Ano A Vesp.: Orientadora: Profª Oleniva do N. A. Rocha

Tema: “Voando através dos contos”
2° Ano A, B e C Mat.: Orientadoras: Profª Karine Gomes / Luzinete Santos / Tatiana Amaral
2º Ano A e B Vesp.: Orientadoras: Profª Laionara Fernandes / Ana Paula Santana

Tema: “Fábulas: Lições de vida”
3° Ano A e B Mat.: Orientadoras: Profª Viviane Cerqueira / Luciana Soledade
3° Ano A e B Vesp.: – Orientadoras: Profª Letícia Oliveira / Raimunda Telles

Tema: “No caminho da aventura”
4° Ano A e B Mat.: – Orientadoras: Profª Mª Célia Silva / Priscila Medeiros
4° Ano A e B Vesp.: – Orientadoras: Profª Jacqueline Soares / Christiani Ribeiro

Tema: “Acorda Cordel”
5° Ano A Mat.: – Orientadora: Profª Elaci Ferreira de Paiva
5° Ano A e B Vesp.: –Orientadora: Profª Luciana Belmonte / Elane Sandes

REALIZAÇÃO

GESTÃO DEMOCRÁTICA:

Neumam Ribeiro de Brito
Nelma Virginia A. Brito
Geroneusa C. do E. Santo
Viviane Cerqueira A. Leal


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Telma Carneiro Silva


PROFESSORES ENVOLVIDOS:

Ensino Fundamental I


PARCERIAS

Secretaria Municipal da Educação
Professores doadores (BAZAR)
Pais de alunos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Equipe de Funcionários da
Secretaria e Apoio da E.M.C.J.T.C
Pais de Alunos

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Espaço para cultura e lazer

Prefeitura nomina espaço de Marcos Moraes

O canteiro central da avenida Getúlio Vargas, entre a rua Castro Alves e rua Barão do Rio Branco, vai abrigar o Espaço de Cultura e Lazer Marcos Moraes. No local funcionava terminal de ônibus, que foi desativado com as mudanças sugeridas pelo Plano Diretor de Trânsito. Passa a funcionar nesta quinta-feira (26), com a realização de atividades físicas, no início da manhã, e exposição de fotografias, à tarde.

Ao anunciar a criação do novo espaço para lazer dos feirenses, durante ato no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria, na tarde desta quarta-feira (25), para recebimento da doação de 500 livros da Coleção Mossoroense, o prefeito Tarcízio Pimenta lembrou a importância da homenagem ao artista plástico, que faleceu recentemente.

A primeira atividade no local será aula de ginástica, direcionada aos portadores de diabetes e hipertensos, com dois professores de Educação Física. O espaço será aberto também para pessoas que queiram se juntar na aula de ginástica. Logo em seguida serão oferecidas frutas aos participantes.

O espaço será destinado a pequenos eventos, a exemplo de apresentações de fanfarras, shows de voz e violão, exposições de livros e telas. Os interessados devem encaminhar pedido para triagem na Prefeitura. Todo espaço estará bem iluminado

Maior rigidez na distribuição da merenda

A distribuição da merenda escolar está sendo desenvolvida em uma via de remessa e mais quatro vias, conforme foi estabelecido pela Comissão Especial de Avaliação. A comissão foi instalada pelo Governo Municipal no dia 13 de novembro para apurar desvio e irregularidade no armazenamento da merenda escolar em Feira de Santana, e apontou falhas no controle de distribuição.
O secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, explica que uma das vias é mantida na escola, e as outras três no depósito, no setor da merenda escolar e na Secretaria de Educação.
“Agora temos três pessoas responsáveis pelo recebimento da merenda. A entrega é feita pelos funcionários da Secretaria, mas o controle é feito através dessa guia de remessa, que é conferida e assinada pela diretora das escolas e devolvida para a Secretaria”, explica.
Embora a merenda continue sendo armazenada no depósito da Secretaria de Educação, o
secretário informa que o Governo Municipal está procurando um novo depósito. Uma das
determinações adotadas pela comissão foi referente a locação de um novo imóvel para guardar os produtos.
“Em menos de uma semana nós fizemos todo o levantamento do estoque e tudo foi providenciado para que não afetasse a distribuição da merenda escolar. Está tudo normal, dentro dos requisitos que foram estabelecidos pela comissão”, ressalta o secretário.
A sindicância foi instaurada após a apreensão de um caminhão, placa JOH-0279, carregado com cerca de 500 quilos de merenda escolar. O servidor público municipal, Antônio Fonseca Tavares,46 anos, e o filho dele, Paulo César Suzart de Jesus, 29 anos, foram autuados em flagrante pelo delegado João Rodrigo Uzzum, titular da Decargas. Os dois foram indiciados pelo crime de peculato (artigo 319 do Código Penal), que tem pena prevista de até 12 anos.

PMFS - Informativo Secom, 07/12/2009 "Secretaria de Comunicação Social"

VEM AÍ O MOMENTO DA SAUDADE

ALUNOS DA 8ªSÉRIE MATUTINO EM CLIMA DE DESPEDIDA

Essa turminha é demais!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

100 novos Guardiões do Meio Ambiente

Mais 100 pessoas – físicas e jurídicas – que se destacaram em atividades e ações de defesa ambiental receberam diplomas de Guardiões do Meio Ambiente em Feira de Santana, concedidos pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. A solenidade de premiação, presidida pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na sexta edição, aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Na entrega dos títulos, o secretário de Meio Ambiente Antonio Carlos Coelho fez um breve balanço das ações desenvolvidas nos sete primeiros meses da Secretaria e assegurou que o órgão irá se empenhar muito mais no próximo ano na questão da preservação do meio ambiente. Em seguida,Coelho fez uma homenagem especial à Polícia Militar, principalmente no apoio ao combate à poluição sonora e visual no município. “Trata-se de uma corporação que nos ajudou bastante neste sentido
e vamos continuar a parceria no ano que vem”, agradeceu.
O prefeito Tarcízio Pimenta, que também recebeu diploma de Guardião do Meio Ambiente, ressaltou a importância da iniciativa com a finalidade de estimular a preservação do meio ambiente. “Vamos reforçar a estrutura da Secretaria de Meio Ambiente por entender que se trata de uma área que a preocupação sobre preservação é mundial e nós temos que fazer a nossa parte”, disse.
O evento foi aberto com um café da manhã à base de sucos e frutas. Logo após a formação da mesa,aconteceu a entrega dos títulos de Guardiões do Meio Ambiente. Entre os diplomados estavam professores, alunos, representantes de organizações não governamentais, empresas, órgãos públicos e também da imprensa.
Este ano estão envolvidas no programa 40 escolas da rede municipal, destacando-se duas pessoas em cada uma das unidades de ensino, além de mais três colégios da rede estadual. Ainda destaques para representantes do Instituto de Meio Ambiente (IMA), da Femsa, Divisão de Vigilância Epidemiológica, associações comunitárias do Viveiros e do Aviário e dois moradores dos bairros Baraúnas e Cidade Nova.
O coordenador do programa, Horácio Amorim, ressalta a importância da iniciativa visando estimular a preservação do meio ambiente. “A premiação é justamente para pessoas que mais se destacaram em atividades de educação ambiental. Temos bons exemplos, como moradores que zelam de canteiros verdes e também empresas da iniciativa privada que promovem plantio de árvores na cidade”, destacou.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos e Naturais, que tem por finalidade formular, coordenar executar a política de desenvolvimento ambiental do Município, em boa hora, instituiu o programa “Os Guardiões do Meio Ambiente: construindo uma cidade sustentável”.
Este programa se propõe a motivar as instituições de ensino e as entidades representativas da comunidade para, em parceria com o poder público, possibilitar a construção de uma mentalidade voltada para a preservação dos recursos naturais de Feira de Santana.
Relaciona alguns dos problemas ambientais existentes no Município, assim como apresenta algumas das providências já adotadas no sentido de mitigá-los. O projeto traz ainda todos os elementos essenciais com destaque ao cronograma de atividades para o Ano de 2009, quando se pretende fornecer as bases para a preparação dos projetos específicos da escola/comunidade ambiental de 2010.

CEC nas Baraúnas não fecha

O Centro de Educação Complementar (CEC) Dom Silvério Albuquerque, instalado no bairro Baraúnas,vai continuar funcionando normalmente. Uma equipe de professores da unidade de ensino procurou o prefeito Tarcízio Pimenta no final da manhã desta segunda-feira (30), no Paço Municipal Maria Quitária, temerosa que o estabelecimento fosse fechado.
A notícia veio à tona porque segundo os professores o secretário de Educação, José Raimundo de Azevêdo, teria informado à direção que seria criado um Centro de Formação no local, suspendendo o funcionamento da unidade. No entanto, o prefeito esclareceu que a informação não procede.
“Não sei de onde saiu essa ideia porque eu não autorizei nada disso. Foi feita uma licitação para reformar a escola, e o secretário deve ter pensado em alguma coisa para fortalecer os professores.
Houve, da parte dele, uma confusão das ideias. Quero é que faça mais”, destacou, acrescentando que “ninguém investe tanto em educação como ele, e não vai permitir que feche escola nenhuma”.
Segundo o prefeito, ele manteve contato com o secretário e o informou que não vai haver mudanças neste setor. Para regularizar a situação do Centro de Educação Complementar, o prefeito vai solicitar a Procuradoria Jurídica do Município, no intuito de buscar um caminho e legalizar a situação da escola.
A professora de arte do centro, Vera Lúcia Costa, diz que o contrato de alguns servidores termina em abril do próximo ano, mas Tarcízio Pimenta assegurou que vai abrir licitação para que o serviço continue.
“Ficamos muitos felizes e satisfeitos com a posição do prefeito. Atendemos crianças a semana inteira e é muito importante que a gente continue com nosso trabalho”, considera.
O Centro de Educação Complementar atende crianças entre seis e 12 anos, da 1ª a 4ª série, e disponibiliza aulas de música, teatro, arte e educação ambiental.

PMFS - Informativo Secom, 30/11/2009 (Anexo)
"Secretaria de Comunicação Social"